quinta-feira, 21 de abril de 2011

"O QUE EU FIZ POR VÓS, FAZEI-O VÓS TAMBÉM"

INSTITUTO CAPIXABA DE JUVENTUDE DO ESPÍRITO SANTO – ICJ-ES

NOSSA ESPIRITUALIDADE BÍBLICO – LITÚRGICA

QUINTA – FEIRA SANTA – 21.04.2011

 

“O QUE EU FIZ POR VÓS, FAZEI – O VÓS TAMBÉM”










“Jesus, erguendo-se da Ceia, jarro e bacia tomou, lavou os pés dos discípulos, este exemplo nos deixou. Aos pés de Pedro inclinou-se. Ó Mestre, não, por quem és! Não terás parte comigo, se não lavar os teus pés! – Valdeci Farias – Cd Liturgia III – Cantos Litúrgicos, Paulus, 2000”.


Para início de conversa

No Evangelho de João que proclamamos hoje, Jesus, sendo um judeu educado nas tradições e na sensibilidade de seu povo convida a todos a servirem o Reino de Deus a partir da defesa da vida, lavando os pés uns dos outros, gesto de humildade e de encontro. O Evangelho de João não relata a instituição da Eucaristia, mas mostra Jesus fazendo algo que está bem dentro do espírito da presença que Ele quer no meio de nós. Ele lava os pés de seus discípulos, e apresenta-se como servidor daqueles a quem evangeliza, respeitando o modo de ser de cada um, indo ao encontro. Na celebração desta Nova Aliança ele faz o memorial-presença do amor como sinal definitivo do Pai em nosso meio. Não se fala dela mas, a Eucaristia alimenta a nossa identidade de cristãos: dizendo quem somos, com quem queremos andar pela vida. Jesus é o nosso companheiro de caminhada. Nas palavras da Igreja: somos a comunidade dos discípulos reunidos com Jesus na Eucaristia, hoje, sendo servidores.


Contextualizando a vida com o Evangelho do Dia do Senhor – Jo 13, 1-15.

Jesus está fazendo a sua despedida depois de três anos de formação na convivência e na ação. Como estaria vivendo naquele final do século I a comunidade joanina que reflete o Evangelho de hoje? Com certeza: reduzida, acuada, rachada por problemas internos, mas com a certeza de que o Senhor continuava sempre presente, e por isso era fortalecida por seu Espírito.
E as nossas comunidades hoje? E os nossos grupos de jovens? E a Pastoral da Juventude? Estaríamos vivendo os mesmos problemas hoje?
É necessário olhar com o coração e com a alma para este texto que é carregado de emoção, pois ele trata de realidades sofridas, refletidas e rezadas e que mexem com o nosso ser por exemplo quando olhamos para a sociedade tão violenta e gritamos: “Chega de violência e extermínio de Jovens!”
Encontramos Jesus e o seu grupo, agora bem restrito de discípulos, os mais íntimos, que cabem numa sala, reclinados sobre um tapete. Não há mais conversas, não há debates, somente Jesus é que fala. Ele que liderou o grupo por três anos, está no fim da sua missão, no fim da vida; não quer deixar os seus sem antes recordar-lhes as coisas mais importantes do tempo que passou com eles; aproveita para revelar aspectos novos, fundamentais para a continuação de seu projeto, começando pelo exemplo do serviço ao outro.
Somente no Evangelho de João iremos encontrar a narrativa do lava-pés e uma longa fala de Jesus a seus discípulos, ele não relata a última ceia de Jesus, como fazem Paulo e os evangelhos sinóticos, pois supõe que as comunidades já a conheçam. Está chegando a Páscoa, a Hora de Jesus passar deste mundo para o Pai. É a hora da consumação de sua doação total. É o seu êxodo definitivo. Pela cruz deverá deixar esse mundo e ir para o Pai. Os discípulos continuarão nele e serão os responsáveis pela divulgação de sua obra.
Jesus é o modelo do verdadeiro amor. Ao lavar os pés dos discípulos institui o caminho que garante as relações de igualdade e justiça: o serviço mútuo.
O lava-pés é bem e didático.
Por ser a região quente e empoeirada, lavar os pés dos visitantes era ato costumeiro de cortesia e respeito, realizado por um empregado, pela esposa, filho ou filha e, ao que parece, por discípulos ao mestre. Com Jesus é diferente: é Ele, o Mestre e Senhor, que lava os pés dos discípulos. E nos chama deste modo: “Vocês dizem que eu sou o Mestre e o Senhor. E vocês tem razão...Vocês devem lavar os pés uns dos outros. Eu lhes dei o exemplo: vocês devem fazer a mesma coisa que eu fiz”.
O gesto do lava-pés é, por excelência, o modelo de comportamento que os seguidores de Jesus deverão seguir. O Mestre e Senhor se faz servo de seus discípulos, também daquele que iria traí-lo. É o modelo de amor incondicional, como revelou toda a sua missão e estadia no meio de nós. É o amor como doação plena. Cai por terra todo espírito de poder, a vingança e toda espécie de violência. Os valores que dominam a sociedade são por Jesus invertidos, constituindo assim uma nova comunidade humana onde o serviço mútuo deve vir sempre em primeiro lugar.
Não pode haver desigualdade na comunidade dos discípulos.
Jesus não quer distâncias entre seus discípulos. Pelo contrário: ter autoridade significa estar a serviço, lavar os pés. Isto vale para todos, iniciantes, militantes e assessores da Pastoral da Juventude, do catequista ao padre, bispo e papa.
Que o lava-pés não seja apenas um rito bonito e fácil de ser realizado na semana santa, mas que haja coerência com as atitudes de acolhida, carinho, respeito, dedicação que quem despe o manto do poder autoritário e de títulos que só querem homenagear.
Lavar os pés significa promover a participação de todos no que diz respeito ao bem da comunidade, cada um com seus dons e na sua função, todos com a mesma dignidade.
O espírito do lava-pés é o serviço, marca registrada do projeto e do comportamento de Jesus perante o seu povo, perante o seu Deus, pois só vive em comunhão quem sabe tratar os outros como irmãs e irmãos.


Emerson Sbardelotti

Autor de O MISTÉRIO E O SOPRO – roteiros para acampamentos juvenis e reuniões de grupos de jovens. Brasília: CPP, 2005.
Autor de UTOPIA POÉTICA. São Leopoldo: CEBI, 2007.
Estudante do Curso Superior de Teologia do Instituto de Filosofia e Teologia da Arquidiocese de Vitória do Espírito Santo.
Coordenador Teológico do Instituto João Maria Vianney – Teologia para Leigos/as da Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida, Cobilândia, Vila Velha – ES.
Ilustração de Maximino Cerezo Marredo: http://servicioskoinonia.org/cerezo/




Nenhum comentário:

Postar um comentário